Se vocês não perceberam eu podia deixar quieto, não chamar a atenção para o fato de eu não colocar as vírgulas em seu devido lugar o que pode a vir comprometer a escrita que no caso de ser um documento oficial, como aquele clássico caso do testamento citado na primeira aula de direito de qualquer faculdade:
Um homem rico estava muito doente. Pediu papel e pena. Escreveu assim:
“Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”.
Esqueceu de fazer a pontuação da frase e morreu deixando com ela uma grande pergunta sem resposta: A quem deixava ele sua fortuna?
Eram quatro concorrentes: O sobrinho, a irmã, o alfaiate e os pobres.
1) O sobrinho fez uma cópia e colocou a seguinte pontuação:
– “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”.
2) A irmã chegou em seguida. A pontuação dela foi assim:
– “Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”.
3) O alfaiate pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
– “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres”.
4) Aí, chegaram os pobres da cidade. Um deles, muito esperto, fez esta interpretação:
– “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres”.
Colocar as vírgulas é tão importante como colocar os pontos nos IS, que todo mundo sabe que significa deixar muito claro o que se quer dizer e o que foi dito, para que a mensagem chegue ao seu destino de modo legível para que não cause dúvidas e ou má interpretação.
Um bom conselho que se ouve muito e outro dia eu ouvi da minha revisora favorita é que no caso de dúvida, se a vírgula vem antes ou depois do e, é : – Se você não lembra mais aquelas regras básicas de gramática, siga a sua intuição ou melhor, a sua respiração, é ela que vai sinalizar as pausas. Ou recorra ao Instagram onde diariamente são dadas dicas muito didáticas. Tô sempre olhando.
A gente sabe que todo mundo respira. E não é uma coisa que a gente fica prestando atenção, o que é natural e saudável a menos que a pessoa tenha dificuldades respiratórias. O que acontece muito é as pessoas serem muito afobadas e ansiosas o que pode vir a causar aquilo conhecido como disritmia, fora de ritmo, descompassado.
Em minha defesa eu passei boa parte da minha vida lidando com números. E números não carregam emoções a não ser aquelas quando consultamos nosso saldo bancário onde, aí sim, uma vírgula antes ou depois do zero, pode fazer toda a diferença.