SALA DE MEDITAÇÃO

Diz uma antiga oração hebraica:

” Que seus despertares te acordem. E que ao acordar, o dia que começa te entusiasme. E que nunca se transformem em rotineiros os raios do sol que se filtram pela tua janela em cada novo amanhecer.

E que você tenha a lucidez de se concentrar e resgatar o mais positivo de cada pessoa que cruza no seu caminho.

E que não se esqueça de saborear a comida, atentamente, mesmo que seja apenas pão e água.

E de encontrar algum momento no dia, ainda que curto e breve, para elevar o seu olhar para o alto e agradecer pelo milagre da saúde, esse mistério e fantástico equilíbrio interno. E que você consiga expressar o amor que sente pelos seus entes queridos.E que seus abraços, abracem. E que seus beijos, beijem.

E que os pôr do sol não deixem de te surpreender, e que nunca deixes de te maravilhar.

E que você chegue cansado e satisfeito ao anoitecer pela tarefa realizada durante o dia. E que seu sono seja calmo, consertador e sem sobressaltos.

E que você não confunda seu trabalho com a vida, nem o valor das coisas com seu preço. E que você não acredite mais do que ninguém porque só os ignorantes desconhecem que somos apenas pó e cinzas.

E que não te esqueças, nem por um instante, que cada segundo da vida é um presente, um presente, e que se fôssemos realmente corajosos, dançaríamos e cantaríamos de alegria ao tomar consciência disso. Como uma pequena homenagem ao mistério da vida que nos abraça e nos abençoa “.

 



A carta de hoje é Meditação.

Um dos exercícios mais poderosos de transformação de nossas vidas é a meditação. Seus benefícios são comprovados por religiosos e cientistas. Está cada vez mais evidente que a única forma de encontrar paz em um mundo cada vez mais agitado e repleto de estímulos, é desacelerar a mente e se concentrar no momento presente.

Portanto, engana-se quem pensa que meditar significa apenas “silenciar” a mente. Quando estamos totalmente focados no que estamos fazendo, também estamos realizando um exercício de meditação.

Meditar é, portanto, estar 100% presente, o que significa que não ocupamos nossas mentes com dores passadas ou angústias futuras. Vivemos o presente, realizando o que precisar ser realizado, uma tarefa de cada vez.

E podemos fazer uso de algumas ferramentas do Ho`oponopono para nos auxiliar a meditar, como repetir as frases por exemplo, ou realizar a respiração HA – uma das minhas formas preferidas de assumir o controle dos meus pensamentos e me voltar para o AGORA.

Também podemos ser guiados em nossa meditação, como tenho feito diariamente em nossa Jornada Mais Leve ou com elementos que nos tragam energia, como as meditações com cristais ou aromas.

A forma de meditarmos não importa, mas realizar a meditação sim. Portanto, o convite para hoje é: escolha a sua e medite!

Muita luz, sempre!
Aloha!

 

                   O Espírito do Zen (Alan Watts)

 

Quando o mestre Chao-chou estava varrendo um dos quartos do seu mosteiro, um discípulo lhe perguntou:

O senhor é um grande mestre Zen livre de toda a poeira dos maus pensamentos; por que então esse frenético varrer?

Imediatamente o mestre respondeu: – A poeira vem de fora

                     O Sabor inimitável do Zen

“Este velho mundo que eu detestava é, na verdade, um mundo de magia e encanto desde que me foi insuflado o silêncio interior, onde jazz o inesgotável.”

Henry Miller

“Essas coisas vos são apresentadas e, a partir de agora, tudo vos é dado. Para os inteligentes, uma só palavra bastará para convencê-los da verdade, e, no entanto, o erro já se infiltrou. Tal é o caso quando recorremos ao papel e à tinta, quando nos entregamos a uma demonstração verbal ou às argúcias da lógica: a verdade afasta-se mais e mais.

A verdade profunda do Zen pertence a todos. Empenhai-vos em buscá-la em vós mesmos, na profundidade de vosso ser, não tenteis alcança-la pela mão de outro.

Vosso próprio espírito está além das fórmulas. É livre, pacífico e suficiente.” – Ian-U

                                        MEDITACÃO ZEN

“O verdadeiro milagre não é voar pelos ares ou andar sobre as águas; é caminhar no chão.” (Lin-Tsi)

Quando todas as pessoas estiverem recitando simultaneamente o nam-myô-hô rengue-kyô, o vento não vergará a ramagem ou os galhos, nem cairá torrencialmente a chuva para cavar a terra.

 O mundo tornar-se-á calmo e sereno como foi na era de Fus-si e Chen Nung, na antiga China. Não somente as pessoas serão libertadas do infortúnio e desastre por todas as suas vidas, como também aprenderão a arte de viver, longa e plenamente. Observe o tempo em que a eternidade da Lei e do homem será provada.