Esse Povo de Exatas

Todo mundo teve em sua vida escolar,  um professor que aterrorizava a turma inteira passando matérias em um nível mais avançado que não tínhamos capacidade de entender e marcando provas surpresas que pegava inclusive os mais preparados,  aqueles que. sentavam na frente, não perdiam uma aula e a gente chamava de CDF, isolava
e na hora do recreio era o alvo preferido do Bullying coletivo.
Eu queria e poderia ilustrar melhor a evolução da sigla CDF para os dias atuais mas não devo e evito ao pensar que pode ter alguma criança na sala,  embora veja todo dia ao passar pelas bancas de jornais expostos naquelas estantes aramadas livros com os títulos mais escatológicos, tipo: –   A Arte de ligar o F***” , ou “Seja F***”.



No meu caso,  era um professor de ciências que não era uma matéria que eu gostava. Eu gostava de português e Matemática e tive ótimos mestres inclusive um de matemática que eu fiz uma crônica em sua homenagem. Do professor de ciências não lembro nem o nome  ou melhor,  lembro mas não quero invocar fantasmas do passado.

Todo este cerca Lourenço para chegar ao povo de exatas.

Eu morava com a minha irmã Mariley no Leme,  e ela fazia a faculdade de Psicologia junto com a Tânia, que ia lá pra casa estudar Estatística que era a matéria mais odiada. Até hoje não entendo a presença obrigatória desta matéria em cursos de humanas, como psicologia por exemplo.

Sempre desconfiei desses números que são calculados através de modelos de amostragem e que servem na maioria das vezes para manipular a opinião pública principalmente em campanhas eleitorais e campanhas publicitárias.

Sei que é praticamente impossível precisar quantos grãos de areia existem na praia ou quantas estrelas existem no céu. Não dá pra contar nos dedos, não é mesmo?

Melhor a gente aprender a calcular aquela porcentagem básica que vai ter uma aplicação útil,  no dia a dia,  como na hora de calcular juros e multas para que ninguém nos engane na hora de pagar o aluguel com atraso ou renegociar aquele empréstimo que  vai passar aquela fórmula de juros simples para juros compostos. No caso de dúvida ou insegurança consulte um contador ou faça um curso básico de Excel.

Compartilho com vocês está pérola encontrada no livro do Moacyr Scriar,   de crônicas Judaicas citado no Post “O Modus Operandi” do dia 23/03/21.

O rei bíblico Salomão ficou conhecido pelo poder, pela sabedoria e também pelo tamanho de seu harém, que abrigava setecentas esposas e trezentas concubinas. Apesar disso, o rei ainda encontrava tempo e oportunidade para casos extraconjugais. Um desses romances aconteceu com a deslumbrante rainha de Sabá, que veio da Etiópia especialmente para conhecê-lo. E de fato conheceu-o, inclusive carnalmente.

Então eu vos pergunto? – Dá em sã consciência para acreditar nesses números?

Por: adolfo.wyse@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *