Literatura -José Saramago

Literatura

Vou partir do pressuposto de que os que vierem a ler este texto o fazem por gostar de literatura de maneira geral e de José Saramago, muito em particular.

Os que vieram acidentalmente ou automaticamente porque o amigo seguidor do fulano, compartilhou com o sicrano e nunca ouviram falar do autor apesar do Prêmio Nobel de literatura na bagagem; ou o que é pior, acreditam se tratar de um famoso jogador de futebol português, parece que do Benfica;  estes terão a oportunidade se tiverem um mínimo de curiosidade e mente aberta de elevar seus corações e mentes por mares nunca dantes navegados, que esta é uma das principais função da literatura.

O primeiro livro dele que eu li foi “Todos os Nomes” e já fiquei pegado pelo seu estilo,  de entre um parágrafo e outro ou mesmo dentro, depois de descrever uma ação das mais cotidianas soltar uma frase que você vai guardar para a sua vida.

Depois veio o : “Deste mundo e do outro” uma coleção de crônicas onde está uma que eu destaco como uma das mais lindas que eu já li, e que extraí e coloquei no meu site na página dedicada a ele e que se chama “A Cidade”.

Outro texto que sempre me emociona é “Carta a Josefa – minha vó.”

O livro Ensaio sobre a Cegueira passou a ser o mais conhecido e comentado graças ao grande sucesso do filme com consagrados atores internacionais e a direção do brasileiro Fernando Meirelles.

Gostei muito também do “O ano da morte de Ricardo Reis”, o “Memorial do Convento” e do “Ensaio sobre a Lucidez”.

Tem o livro “O Evangelho segundo Jesus Cristo” que é polêmico e perturbador exatamente porque trata do maior símbolo do Cristianismo e que só não foram queimados, livro e autor, porque a Inquisição acabou,  não é?

Os únicos livros que eu não li, foram “Os Cadernos de Lanzarote”.
Dia 22 faço aniversário . Se algum dos meus generosos amigos quiser me surpreender, o endereço é Amazon.com, o melhor, mais barato e mais rápido serviço de entrega.