Criar e Contar

Quando não temos ainda o domínio de como tecer, desenhar, pintar, esculpir, filmar e escrever, iniciamos na maioria das vezes, inspirados por um modelo já adotado. No caso dos que já tem,  a técnica aprendida ou talento de nascença, concedido sabe-se lá, por qual meio, para merecer a benesse dos deuses, uma idéia basta, e o quadro se apresenta diante dos olhos do artista, com moldura e tudo.

No caso da escrita, existe uma diferença notável entre criar e contar uma história. Para criar, o autor precisa construir um ambiente, um cenário, criar personagens que vão entrando em cena, por ordem de aparição ou importância do papel, definir  o ator principal que reúne em volta os coadjuvantes, os figurantes.

Criar a ação da trama, traçar o roteiro do enredo, que só ao fim e ao cabo, no caso dos filmes, o The End, nos entregar uma história muito perto da verdade, que é a vida que corre aqui fora, que chamamos realidade.

Para contar a tarefa parece mais fácil mas exige algumas habilidades.
Até para ler um livro, mesmo aqueles Infantis, (E felizes os adultos hoje,  que tiveram na infância alguém para ler antes de dormir, os contos de fada ou fábulas), é preciso ler o personagem, e dar entonação a sua voz.

Era uma vez… e a imaginação monta nas asas de Pegasus, ou entra em um balão que dá a volta ao mundo em oitenta dias, ou embarca em um submarino que percorre vinte mil léguas submarinas, como nos contou Julio Verne.

As viagens espaciais seriam incorporadas após as primeiras viagens a lua, embora alguns segredos de estado, guardados a 7 chaves, revelados por  insistência de uns bravos e curiosos cientistas taxados de lunáticos, demonstrem que já recebemos a visita de ETs, em seus discos voadores.

Os grandes autores, desde os antigos, os grandes mestres reconhecidos como gênios, pelas obras legadas, souberam criar e contar, como ninguém, para sorte de todos aqueles que amam a literatura, e que podem acessar esses tesouros universais.

Por:adolfo.wyse@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *