O Andar de Cima

Transcender significa a grosso modo, isto é, sem consultar literalmente o Aurélio, atingir, alcançar, elevar-se ao andar de cima sem fazer uso dos elevadores principal ou de serviço e esse apartheid já denuncia uma divisão de classe muito mais antiga do que imagina a nossa vã filosofia.

O andar de cima é uma metáfora, do que seria onde moram os Deuses, o Panteon como queriam os Gregos.

Mas existe uma corrente muito forte, aliás, pilar de sustentação de algumas religiões que diz que só existe uma divindade e acrescenta: – Somos feitos cada um de nós a sua imagem e semelhança e que por isto mesmo Deus está em toda parte.

Partindo desta premissa não é difícil acreditar nas palavras de Júlio Cortazar quando disse: Os Deuses estão aqui embaixo mesmo. morando onde moram os homens, os ricos e os pobres, condomínios fechados e barracos a céu aberto.

Desde que eu aprendi o abcd , ouvi falar que tudo começou quando Adão e Eva pularam a cerca do paraíso. Daí a formação das tribos foi um pulo e, foi quando o Grande Síndico resolveu terceirizar os serviços criando a casta dos anjos.

Que só se pode pertencer por meritocracia e, que habitam este andar de baixo disfarçados como seres humanos.

Conheci alguns. E a partir daí passei a olhar com mais atenção para quem está perto. A família, os amigos, os vizinhos, os colegas de trabalho.

Por: adolfo.wyse@gmail.com