A Música

A Música

De todas as artes, a música me parece aquela que mais faz a nossa alma literalmente dançar, ao som e ao compasso das melodias que carregam as emoções e sentimentos sem que o nosso cérebro tenha tempo de filtrar, selecionar e discriminar o que deve ou não chegar ao nosso coração.

Tem um filme sobre um compositor/cantor de música country, (que aqui chamamos de música sertaneja, caipira, da roça, do campo), que volta aos palcos para apoiar a filha cantora e compositora que vai disputar um festival regional. – Então ele fala: você faz a música e depois joga as palavras dentro. A letra.

Por força de uma inclinação literária a letra sempre me chamou a atenção em primeiro lugar. Principalmente na música brasileira tão rica em gênero, número e grau como disse o Vinicius de Moraes.

Muito antes de começar a ouvir Bob Dylan tive a minha iniciação no Jazz , Ritmo & Blues com Louis Armstrong, Ray Charles ,Elvis Presley e depois os conjuntos: The Beatles, The Animals e a música nos encantava sem a gente  (pelo menos eu) entender uma palavra de inglês, a não  ser I  love you .

No caso de Dylan quando comecei a entender as letras foi como  ascender ao andar dos deuses. Já existe uma vasta e completa literatura sobre a obra e a vida dele. Não serei eu a me atrever a acrescentar qualquer opinião;  vou apenas falar sobre o impacto que teve na minha vida e indicar livros para os interessados em conhecer melhor a sua  obra.

Se vocês derem uma voltinha pelo site A Casa do Sol Nascente, vão perceber pelo menos uma coisa. Eu tenho um diverso e sofisticado gosto musical., que vai do samba e suas várias formas; pagode ,samba-enredo de roda, raiz até o Jazz mais progressivo não sem antes passar pelo Blues, que como muita gente diz e pensa, ouviu um ouviu todos. Na,Né,Ni,Né Não!

Com certeza não vão encontrar música sertaneja por causa do meu preconceito mesmo, mas muita música folclórica produzida pelas Americas, do Sul, Central e do Norte.

Quanto a musica clássica confesso humildemente que nunca consegui atingir aquele patamar de êxtase, à exceção de Bach principalmente em peças tocadas no violao .

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