Rascunhos

A frase mais conhecida estampada normalmente na primeira página destes manuais de auto ajuda é: “Toda jornada começa com o primeiro passo”. Para reforçar, é possível encontrar na mesma página aquela outra frase: – “Para construir uma casa se coloca um tijolo de cada vez”.

Está é uma regra universal que é aplicada em todos os estágios do desenvolvimento, inclusive na literatura, que se diferencia apenas quando na aplicação do verbo. Criar ao invés de construir. Um pedreiro pode construir 10 casas com uma  arquitetura diferente. Alguém criou os desenhos.

Gosto de comparar a imagem de uma mulher tricotando. Se ela tiver um modelo, mesmo que ela não tenha feito nenhum curso, nem uma avó que passou as dicas dos pontos, dos contrapontos, ela até vai conseguir fazer os sapatinhos de bebê, uma manta ou um cachecol, apenas vai levar mais tempo e despender um esforço maior. No caso de ela ter feito o curso ou recebido a orientação da avó, a primeira dica é ter um modelo ou um desenho do que pretende criar; senão vai gastar Lâ a toa, e o resultado vai servir apenas como aqueles suportes de mesa que ficam escondidos embaixo de travessas.

Com a escrita não é tão diferente.

Como uma criança que desenha uma casa e depois começa a introduzir por ordem de importância em primeiro lugar, em  segundo de aparição, os  personagens. A Mãe é a primeira, o Pai , os irmãos, os vizinhos, os amigos e amigas. Assim, o Universo vai se expandindo e as histórias vão nascendo.

Por: adolfo.wyse@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *