Do “vale o escrito”aos contratos quebrados, passando pelas letras miúdas.

Antes de mais nada é preciso estabelecer uma linha do tempo, tipo A/C e D/C. (Sendo C = COVID).

Pela minha experiência pessoal os contratos de aluguel, os reajustes dos planos de saúde sempre foram negociados dentro dos índices estabelecidos por lei e sob o olhar de uma agência reguladora, no caso dos planos de saúde.

Um abuso aqui outro ali, mas a coisa se resolvia em última instância na justiça, que está aí pra isso, resolver pendências e dar trabalho aos advogados.

D/C por motivo de uma força maior, os contratos de aluguel principalmente foram quebrados afetando as duas partes: inquilinos e proprietários. Os primeiros pela perda do emprego e ou diminuição do salário.

De modo que hoje, não sei se em todos os países, na hora da renovação dos contratos ou no meio mesmo, os proprietários estipulam o aumento que querem sem nenhum olhar regulador, devido a alta procura.
Ouvi dizer de uma fonte fidedigna que na Austrália a coisa tá assim: – Pessoas indo morar em vans ou trailers por não conseguirem pagar seus alugueis. E vocês achando que o Haiti é aqui, não é?

No caso dos planos de saúde, que já não vinham bem das pernas, A COVID jogou todos na vala comum da calamidade pública.

O meu plano, que é um plano empresa vinculado a uma fundação que ajudei a criar, me permitia até Dezembro, o conforto de pagar a mensalidade sem maiores sustos no orçamento.

Desde então começaram a mudar as configurações, a começar pela plataforma que nos permitia consultar o extrato de utilização dos serviços, Tim Tim por Tim Tim, de cada um.

E aumentaram então o valor da cooparticipação e passaram a cobrar por ítens que antes estavam cobertos integralmente, o que gerou muitos erros e reclamações.

Até março, a nova plataforma ainda mostrava uma tabuleta de aviso: trabalho em andamento…estamos trabalhando para seu maior conforto, etc, etc.

Por: adolfo.wyse@gmail.com

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