O que me causa espanto, estupefação mesmo, no caso do julgamento do ex. Mandatário, são dois pontos que vou tentar assinalar e quiçá, deixar a minha opinião usando o sagrado direito da liberdade de expressão e com base no meu conhecimento da política do ponto de vista popular, adquirido dos livros, dos filmes, dos comentaristas políticos, em jornais, rádios e televisão. E o que não falta é especialista, em economia também. Dos comentaristas de futebol então, sem comentários, para não desviarmos o foco do x da questão.
O filme “12 homens e uma Sentença ”de Sidney Lumet, nos leva a pensar que a justiça pode falhar e temos vários casos de condenados que cumpriram longas penas até serem inocentados. Nos EUA, que sempre passou uma imagem de uma justiça infalível, volta e meia aparece um caso, que Holywood transforma em filmes, e logo estará num cinema perto de você.
Traduzir o significado da palavra competência pode nos ajudar.
Quando o eminente magistrado do STF anulou todo o julgamento baseado no fato de que o Tribunal de Curitiba não tinha competência, O significado aqui é: – Não era da sua Jurisdição.
Assim em nenhum momento ele classificou o juiz titular da vara como incompetente.
Ontem por conta de desvios de conduta apuradas em gravações, O STJ condenou o Juiz titular por Suspeição: – agir com parcialidade.
O que me causa espanto, (e dá sempre um efeito especial quando você repete uma frase, recurso muito usado em Blues), é : – Porquê demorou tanto tempo para se chegar a este veredito, quando sabemos que este processo com todas as idas e vindas, que os recursos permitem, passou por tantas mãos de eminentes juízes? – Do TRF 4 por exemplo até o STF mesmo.
A mim me parece, que a corte falhou coletivamente, em todas as instâncias, o que configura, uma senhora INCOMPETÊNCIA.