Visita Guiada – A Casa do Sol Nascente.

Sejam muito bem vindos!

Este site começou a ser construído em Abril de 2020 com minhas mãos, motivo maior de orgulho, com a ajuda de um poderoso construtor de site, o WordPress que tem como capataz, o Elementor, o arquiteto que define a estrutura e ajuda no desenho, na decoração e funcionalidade das salas.

Conforme descrito na mensagem de boas vindas, fixada na sala de recepção, o nome e o sobrenome foram inspirados pelas músicas,  A Casa do Sol Nascente e Os Argonautas. A música, Sala de Recepção,  do Cartola, caiu como uma luva, para expressar o espírito da casa.

A primeira sala, é a sala da redação do Blog, O Correio da Tijuca, onde foram produzidos todos os artigos (agora se fala post) que remete a postagem, a crônica, e daí nasceu o sub-título, The Tijuca Post, ilustrado pelo Snoopy datilografando, como se fosse o editor.
Sugiro começar a navegação pelo mês de Abril de 2020. Mas podem escolher qualquer mês e ano para começar. Ao fim do último artigo do mês, tem que rolar a tela para baixo, aparece, caixa de comentários, artigos recentes, comentários recentes (10 de cada) e por fim arquivo.

A segunda sala, é uma sala especial, porque abriga páginas do Livro Canção para Iara, publicado em 2016, com lançamento e tudo. É de poesia e  crônicas, muito bem editado pela Chiado Editora, com a capa desenhada pela Júlia, que enriqueceu demais o Livro.

A terceira é uma das minhas favoritas : Sala de música onde graças a um poderoso programa chamado Audioigniter,  posso compensar uma frustrada carreira de DJ., criando Playlists organizadas do jeito que eu escolher. E com isto pude continuar exercendo aquele antigo modo de expressar o amor para meus irmãos e amigos, compartilhando músicas. Cds e livros sempre foram os  presentes escolhidos, que adorava dar e receber.

A quarta está na mesma categoria das favoritas: Sala de Leitura. Onde pude copiar e colar textos dos  escritores que em determinados momentos aqueceram o meu coração, fizeram a minha alma vibrar, me emocionar, me sentir humano. Vou falar de um, para não falar dos quatro ou cinco favoritos: José Saramago. Quando vocês iniciarem a navegação pelo Blog, vão ver 3 ou 4 textos sobre a obra dele. Aqui, na sala de leitura vão encontrar uma carta e uma crônica, que eu considero as mais emocionantes que eu já li. Carta a Josefa, minha avó e A Cidade.

A quinta é a sala de poesia abrigando alguns poetas consagrados onde Maiakóvski ocupa o primeiro lugar do pódio, muito pelo efeito que causou na minha aspirante alma a ser poeta. E se alguém não sabia, que aprenda. Todos eles, escritores e poetas, são incomparáveis. Não tem essa de um ser maior que o outro.

A sexta,  sala de Pintura,  exige um olhar mais pausado, como se no Louvre, Museu do Prado, MoMA de New York, e outros, estivesse,  onde estão expostas todas as obras primas criadas pelos grandes mestres do passado, e aqui também não dá para mencionar apenas um. Vou citar alguns que devem ser os mesmos que vocês admiram.
Van Gogh, Picasso, Salvador Dali, Joan Miro, Kandinsky, Volpi, Fernando Botero, Di Cavalcanti, Monet, Rembland, Leonardo da Vinci, Gauguin, Renoir, Modigliani, Matisse, Caravaggio, Michelangelo e muitos outros de todas as escolas. Impressionistas, cubistas e Surrealistas.
Algumas galerias que classifiquei como natural, imagens de pássaros, faz a gente perguntar ao Criador, quem pintou esta aquarela?

As salas de Filosofia, de Humor, de Tv,
Não tem um peso muito grande, não tem muito conteúdo para avaliar.

As salas de Cinema e de HQ, merecem um olhar mais atento para quem curte. Caprichei na galeria de melhores atrizes ( Deusas do cinema) e garimpei uma boa mostra de quadrinhos, baseado no meu gosto diversificado.

Por fim, vocês vão encontrar a Sala de Meditação, que pode e deve ser vista como um templo, uma capela, um santuário, com o mesmo espírito ecumênico, da sala de recepção.
Todos são muito bem vindos, independente de crença, dogma ou religião, que é a mesma coisa.

A entrada é franca e durante a visita não será cobrada nenhuma taxa a título de contribuição, nem será exigido qualquer assinatura, para ter acesso ao conteúdo. Assim como o guia está proibido de praticar aquele velho hábito enraizado em nossa cultura, de pedir: Se quiser deixar um cafezinho…

No Blog, O Correio da Tijuca, ao pé de cada artigo, existe uma caixa de comentários, que serão sempre muito bem vindos, desde que positivos e construtivos. E também ícones do Facebook e Whattsapp, para vocês compartilharem à vontade, sem moderação e sem violação de direitos autorais. Apenas dando os devidos créditos.

PS: Em Janeiro de 2024 foi editado e publicado de forma independente o Livro “O Correio da Tijuca” reunindo 174 artigos publicados no período.

Por: Adolfo.wyse@gmail.com




2 thoughts on “Visita Guiada – A Casa do Sol Nascente.

  1. Muito bom esse roteiro. Não conhecia todas as possibilidades. Vou tentar abrir essas janelas. Trabalho lindo SIDA. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *