Depois que fizemos em 2006, a primeira e única, viagem para a Europa, conhecemos Madrid, Londres e Paris, em um destes pacotes para marinheiros de 1 viagem, conforme registrado no livro: Canção para Iara.
Quando voltamos passei a recitar, sempre que brindava, o mantra: Lisboa, Barcelona e Roma!
Quando a Júlia viajou para a Austrália em 2012, substitui Roma por Melbourne, sentindo que o roteiro ia ficar mais caro e inacessível.
Neste período de 14 anos a Júlia já veio 3 vezes ao Brasil, o que foi bem mais produtivo, financeira e afetivamente falando, para a família.
Assim, o mantra ficou reduzido a Lisboa e Barcelona, muito mais viável, com a comodidade das línguas, português e espanhol. São cidades que falam por si mesmas,
Através de suas ricas culturas, a gastronomia legada pelos imigrantes, espanhóis e portugueses. Manuéis e Joaquins, Juans e Pablos.
Como aquecimento ou esquenta, como se fala aqui no Rio, comecei a Ler o livro “Viagem a Portugal”, de José Saramago. Conhecem algum guia turístico melhor do que ele?
De Barcelona ouvi os melhores elogios de minha irmã Shirley, ex-comissária de bordo internacional, que me disse: uma das cidades mais bonitas que já vi. Nem preciso falar das atrações turísticas. Visitar a Sagrada Família, o Camp Nou, a fundação Joan Miró, assistir um concerto de Flamengo, na fonte, não aquelas armadilhas para turistas.
A viagem ainda não foi definida, mas minha alma já está passeando por lá.
Adorei esta viagem não só a Portugal… Lisboa é “obrigatório” visitar uns dias suficientes para apreciar a cidade moderna e a cidade medieval. Aproveitar para ir a casa de fados com direito a jantar. O fado foi considerado Património Cultural e Imaterial da Humanidade em 2011. Na gastronomia nem é bom falar, certamente terá que se alargar o cinto… Obrigatório: pastel de Natal na zona de Belém em Lisboa. Apareçam…. valerá a pena 🇵🇹👍😁 E Portugal apresenta diversidade gastronómica, usos e costumes e quanto mais rústicos os locais, melhor serão os serviços 👌
Bom dia Elza!
Obrigado!
Como eu disse, minha alma já está preparando o terreno.
Abraços!
Adolfo