SAC – IA / AV

Todo brasileiro maior, vacinado ou não, Independente de posições políticas,
que paga, Luz, gás, água, condomínio, operadora de tv. e Cel, plano de saúde e IR, já precisou em algum momento recorrer ao SAC para resolver alguma pendência, ou reclamar dos serviços.

Não tenho saudades do telefone fixo, acho que a tecnologia evolui para melhorar a qualidade de vida, e não preciso relacionar aqui os prós e os contras, que só podem ser pesados ou medidos quando colocados na balança.

Tenho saudades daquela voz humana que atendia o telefone e independente do seu humor, dizia! Pois não! Em que lhe posso ser útil, ou então como escrito em camisetas de atendentes de loja, posso ajudar?

A coisa começou a deteriorar com a invenção da secretária eletrônica. Você ligava,e uma gravação de voz, respondia. No momento não posso atender, deixe seu recado, que “em breve” retorno sua ligação. E aí o tempo de resposta, dependia do grau de interesse ou de relacionamento com o interlocutor.

A coisa evoluiu para os centros de atendimento, e chegamos ao título do artigo: IA / AV. Inteligência Artificial, o grande tema de discussão atual e a Assistente Virtual.

A primeira é aquela gravação que te obriga a escutar todas as opções de menu, intercaladas com algumas ofertas de serviço, quando não por uma musiquinha que dá nos nervos de qualquer cristão ou budista, para enfim digitar no teclado virtual a opção de ser atendido por um assistente. “Humano”.

A segunda, é a “Assistente Virtual” que antes que você explique seu problema, ela já vem com um menu de respostas, para o caso de você perguntar algo que já foi respondido para outro cliente ou usuário, como se diz hoje em dia!

Com a popularidade do WhatsApp que é uma ferramenta fabulosa para a comunicação rápida e instantânea, voltamos a cair no mesmo conto da Assistente Virtual.

Hoje foi a cereja do bolo. Expliquei Tim Tim por Tim Tim, a minha demanda e recebi a seguinte resposta (imediata e instantânea): “Poxa… não entendi o que você falou (carinha triste).

Sou um assistente virtual, tente me falar ou escrever em poucas palavras o que você precisa.

Assim a gente se entende melhor (carinha feliz).

Veja um pouco do que podemos fazer:

– Menu Principal -“

Como se trata de uma instituição de primeira linha, e ainda não resolvi minha demanda, assim que resolver vou postar o captura de tela que tirei para provar que é verdade este bilhete.

Por: Adolfo.wyse@gmail.com

6 thoughts on “SAC – IA / AV

  1. Boa tarde ,pois eu prefiro o atendimento no momento da ligação para o SAC ,pois as ligações se resolvem com bom entendimento respostas rápidas, detesto SAC eletrônico.

  2. Perfeito!!
    Também já tive problemas com essas gravações que não conseguem resolver ou entender, o que precisamos, por mais que tentamos explicar minuciosamente ou até usando sinônimos sem sucesso!!
    É no mínimo frustrante, e ficamos impotentes e reféns de uma máquina que não consegue solucionar certas demandas😕
    Compartilho do mesmo saudosismo de um atendimento humano que por mais que demorasse sempre nos dava alguma solução🙌
    Eu mesma, trabalhei no call center da agência central do Banrisul e sempre procura trazer soluções para os clientes e colegas que atendia e inclusive tive reconhecimento pelo serviço prestado que não tinha vínculo com o banco, era terceirizado mas fazia o possível pra atender bem e repassar as informações corretas.

  3. Depois que inventaram celular e Internet não há tempo hábil para atender às demandas… Ninguém pega mais ônibus até o Centro e fica numa fila o dia inteiro. Nada mudou, apenas as filas desmaterializaram. Vamos em frente! Parabéns pelo Blog!

  4. Obrigado, Ubiracy!
    Determinados serviços melhoraram muito. Receita Federal, INSS e outros.
    Era uma tortura, pegar onibus, pegar senha e esperar na fila.
    Hoje você agenda e é atendido no horário.
    Abraços!

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