Livros essenciais para o Colégio.

A palavra original seria imprescindível, mas é uma palavra difícil não só de ler, mas de entender, sem precisar recorrer ao dicionário, e lá está a definição ou significado: – Que não pode faltar.

A primeira vez que eu li, estava na capa de um livro de bolso, de uma coleção editada pelo jornal Clarin, nada mais, nada menos, que o livro “El Aleph” de Jorge Luiz Borges.
Aleph é a primeira letra do alfabeto hebraico e mais na frente vou justificar esta citação.


Voltando ao colégio, as variáveis são muitas. A começar pela educação que vai depender da grade escolar oferecida, no primário e secundário, equivalente ao ginásio. No meu tempo era assim. Mas já faz tanto tempo que não lembro mais dos livros sugeridos para leitura, tirando os didáticos.


O ponto que quero chegar, é: Com que idade um aluno (a), tem maturidade. Intelectual e emocional para ler estes livros clássicos que fizeram e fazem a cabeça de milhões de pessoas mundo afora.


Respondida esta pergunta, podemos iniciar nossa lista. A minha vou deixar para o final, porque antes preciso justificar aquela citação acima sobre o Aleph. Um rabino disse que para um homem que pretende estudar a Cabala, precisa ter no mínimo 40/50 anos. Aí entra aquela tal maturidade intelectual e emocional que falamos antes.


No dia 09/10/23 postei no blog um post com o título “Colcha de retalhos” onde falei sobre dois textos motivacionais. Um do Akira Kurosawa, diretor de cinema e outro da Virgínia Wolf, escritora. O que eu não falei, mas compartilhei o link, do vídeo onde Kurosawa diz:  – leiam os russos!

Aqui ele se referia especialmente a Dostoiévski.
Na mesma semana recebi, e não foi coincidência, o Google sabe todos os nossos passos, gostos e está muito perto de adivinhar nossas intenções, que Freud, Einstein, Nietsche e outros gênios, depositaram na mesa dele, Dostoiévski, como no filme “Uma mente brilhante”, as suas canetas, como reconhecimento e admiração.

Agora sim, vou compartilhar a minha lista, que vai obedecer uma ordem pessoal e afetiva que tive a felicidade de ler, destes gênios da literatura.

Para não ter que fazer uma lista muito extensa, vou simplificar, listando os meus autores favoritos, que dispensam apresentação pelo conjunto da obra:

Machado de Assis – Luiz Fernando VeríssimoJulio Cortázar – Gabriel Garcia Marques – Jorge Luiz Borges, Adolfo Bioy Casares, Fernando Pessoa e José Saramago. E não vamos esquecer dos poetas: Carlos Drumond de Andrade – Mayakovski – Walt Whitman – Mario Quintana –

Cartas a um jovem poeta / O velho e o mar. / O Martim Fierro / Grande sertão veredas. /Torto arado / O apanhador no campo de centeio. / Fanny e Zooey / Nove histórias /A divina comédia / O livro das mil e uma noites. / O livro do desassossego / A insustentável leveza do ser / Crime e castigo *  Na fila para leitura.Os irmãos Karamazov * – Idem / O conde de monte Cristo!

Acho que é o suficiente por hoje.

Por: adolfo.wyse@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *