Essa mania de perguntar o preço é coisa de gente pobre, como diria o Caco Antibes, para quem não associa o nome a pessoa, é o personagem de Miguel Falabella no programa humorístico “Sai de Baixo” quando se podia chamar pobre, de pobre, sem ser politicamente incorreto.
Mas não é, só coisa de gente pobre não! Tem muita gente por aí com dinheiro que pergunta o preço simplesmente para não ser surpreendido por uma conta super faturada e porque teve uma boa educação financeira e aprendeu que dinheiro não é capim e não dá em árvore.
Eu mesmo, que tive uma péssima educação financeira, fui aprendendo com outras pessoas que não é vergonha perguntar o preço, rachar a conta no restaurante , principalmente quando naquelas mesas com doze pessoas , tem uma, que escolheu o prato mais caro ou pediu um uísque de 18 anos, enquanto o restante pediu a promoção do dia e bebeu uma Coca-Cola ou um chopp.
No começo me irritava muito na hora da conta. Aos poucos fui me acostumando e hoje não me incomodo quando me pedem para fazer a divisão.
Pedir quentinha então para levar o excedente de comida que sobrou nas travessas nem pensar. Até o dia que me disseram que nos EUA era tão comum, isto é, tão natural que você não precisa nem pedir, O garçom ou garçonete já perguntam: – Vai levar a comida pro cachorro? (Bag Dog)
Uma vez eu estava em São Paulo fazendo um estágio para aprender algumas rotinas para serem implementadas na agência do banco no Rio e tive que levar um envelope com documentos para o meu cunhado que estava hospedado no hotel Sheraton.
Saí do banco, fui para um hotel de quinta categoria na Praça da Sé, que como único benefício me permitia ir a pé para o trabalho. Cheguei no Sheraton por volta de 7 horas da noite, interfonei para o quarto e meu cunhado me disse que ia demorar para descer.
Juntando então a fome com a vontade de comer, unir o útil ao agradável, subi para o restaurante do hotel no terraço. Coisa fina.
Pedi uma meia garrafa de vinho Chateau Duvalier, um filé aperitivo que era o que o meu orçamento comportava. Quando a conta veio , mantive a pose e paguei com um cheque. Os ticktes alimentação no meu bolso se sentiram deslocados.
Foi o filé aperitivo mais gostoso que eu já comi.