O Facebook veio para nos ensinar, aqueles que não frequentaram, e outros que chegaram mesmo a assistir (obrigados) as aulas de educação moral e cívica, que CURTIR significa, para si mesmo. COMENTAR significa imprimir um selo de aprovação ou não, ainda sob o ponto de vista pessoal, subjetivo portanto, como aquela peça famosa de Pirandello, “ Assim é se lhe parece”. COMPARTILHAR significa partir e repartir o pão conforme prega o bom evangelho, embora exista o pão que o Diabo não só amassa mas tem farta rede de distribuição.
Toda esta introdução para chegar ao ponto, papo reto, que quem gosta de entrelinhas é agulha de crochê. E o ponto é Cultura. O que faz um paisano gastar de 10 até 50 reais para adquirir um Livro de seu interesse literário, não para uso profissional e depois deixá-lo mofando nas estantes abertas ou fechadas? Estamos pagando, dando valor ao conteúdo, não é assim? Com um CD , a mesma coisa, e tem embutido nisso um sentido de posse. Comprei, paguei, é meu.
Tudo isso para dizer que estou chocado por não ter conseguido vender os livros que eu tive que bancar para editar. Achei que seria fácil. Fiz as contas: Tenho 100 amigos no Face. Se cada um comprar e recomendar para um amigo e a roda da rede girar, a conta fecharia fácil e cedo. Um ano depois e ainda estou com 100 exemplares encaixotados. Considerei todos os componentes que podem ter e estar contribuindo para esse insucesso na distribuição e não posso desprezar o maior deles que é esta crise que não tem nem adjetivo para ser descrita, a mais imoral para usar um. Tem e não posso negar a minha resistência em aceitar a mídia de imagem e todos nós sabemos que quem não está na TV, nos grandes centros, leia-se, Rio de Janeiro e São Paulo, não existe e não existir aqui, significa ausência total de patrocínio oficial ou privado. Tem o fato que merece ser sublinhado com marca-texto, de a Editora ser uma editora internacional, já que as daqui além de não estarem nem aí para a Hora do Brasil, me apresentaram os preços mais abusivos. De qualquer modo e em qualquer caso, é Domingo, um dia como outro qualquer para compartilhar. Conforme já sabemos, poucos lerão o texto até o fim, o Facebook ensina isso muito bem, também.