Curtir, comentar e compartilhar.

O velho e bom CCC, comandos que nos permitem interagir nas redes sociais, revelam muito sobre o caráter,  personalidade, crença religiosa e política, das pessoas, algumas com um avatar no perfil, que já indica, ou dá uma pista, do retrato falado, como aqueles dos filmes policiais, onde a testemunha ou a vítima tenta descrever o elemento.

Hoje, depois da explosão da internet, já temos especialistas que se debruçam e estudam esse comportamento, sob todos aqueles pontos de vista, que observam o ser humano; a psicologia, a sociologia, a filosofia.

No começo, creio que com todo mundo foi assim, aquela excitação do novo, de um espaço aberto, onde podemos exercer, muitos pela primeira vez, a liberdade de dizer o que sente, o que pensa, sobre estar no mundo. Sobre este mundão de Deus, a aldeia global.

Tudo ia muito bem, até que os primeiros choques culturais começaram a ser travados, e os grandes patrocinadores, que não são bobos, nem nada, viram uma grande oportunidade de enfiar goela abaixo, sem distinção de sexo, cor, idade, posição social, os famosos anúncios, propagandas, nos fazendo de cobaia, para chegar onde chegamos: Os algoritmos.

Após anos me defendendo de ataques diários de catequese e doutrinas religiosas e políticas, optei por não comentar mais nada. Nem sobre um quadro, uma música, um livro. Hoje eu apenas curto e compartilho. Sem tentar convencer ninguém ou sugestionar. Cada um tem olhos  e ouvidos para sentir. Uma sensibilidade.

Quando o ditado diz: Religião, Política, e futebol, não se discute; assim como não se discute com bêbado, é porque é fruto da sabedoria popular. Assim como aquele outro: Pente, escova de dente e mulher não se empresta. Nem para os melhores amigos.

Por: adolfo.wyse@gmail.com

2 thoughts on “Curtir, comentar e compartilhar.

  1. Não vi, até agora, um texto tão claro quanto a abordagem sobre os 3C (curtir,
    comentar e compartilhar) das redes sociais e a audaciosa decisão de, agora em diante, só curtir e compartilhar em função de contínuos ataques e dissabores sobre os próprios comentários.
    Meu conhecimento dessa área é pequeno; tenho, porém, a impressão de que o mencionado “logaritmo” é um agente abstrato, fluido e essencialmente viscoso. Responsável pelo bem e pelo mal nos resultados advindos das redes sociais. Carece de uma regulamentação.

  2. Bom dia Amandio!
    Tem muita coisa embutida, que merece ser
    fatiada ou destrinchada, para chegarmos ao todo.
    Abraços!
    Adolfo

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