Encontrei este texto no meu Bloco de Notas e pela data ainda não tinha começado oficialmente a publicar o Blog Sala de Redação. Acho que postei no Facebook, mas fiz uma busca e não encontrei. A data era 30 de Março de 2020.
Nestes tempos em que o nosso inalienável direito de ir e vir está comprometido, por um vírus que rompeu todas as fronteiras geográficas conhecidas e nos submete a uma quarentena que não tem tempo para acabar, todos nós vamos ter bastante tempo para refletir e pensar sobre quais são mesmo os valores que estamos cultuando e exercitando nesta imensa aldeia global.
Chegamos aonde estamos graças aos que vieram antes de nós. Os pioneiros, os antepassados, que forjaram todas as ferramentas para construir um conceito social de união para preservação da espécie. Da caça ao plantio foi um longo caminho. Existem livros que descrevem isso com muita autoridade. Quando se estabeleceu o primeiro conceito de Mercado é que a coisa começou a mudar de figura e o “vale quanto pesa” passou a ter a sua paridade medida em ouro.
Neste momento em que a saúde e a educação foram incluídas na categoria dos negócios é que a grande equação começou a substituir o sinal de igual (=) pelo sinal de subtrair (-). Senão vejamos: A sociedade criou um imposto coletivo exatamente para que todos membros tenham sem distinção direito a saúde e Educação. Criou-se então o conceito de público e privado, estabelecendo já um novo cenário de custo e beneficio, onde quem quer mais conforto e privilégios, pagam mais por isso. O que traduzindo na linguagem fiscal, qualquer um, entende como Bi-tributação.
A famigerada lei de mercado, oferta x procura (demanda), cada dia mais se afirma em cima do ditado: – Farinha pouca, meu pirão primeiro! – O que nos leva a insanidade das guerras, locais, globais. E considerando as que já passamos, as guerras civis e as duas grandes guerras, podemos afirmar , que de nada nos serviu , didaticamente, em nenhum sentido. A começar pelo comportamento moral, ético e racional., submersos por um mar de corrupção, cuja genética estrutural começou a ser instalada há tanto tempo que perdemos o fio da história e não encontramos mais a origem.