A Parábola do Semeador

Na­que­le dia, sa­in­do Je­sus de ca­sa, sen­tou-se à bei­ra-mar. E, co­mo o po­vo se re­u­nia em mas­sa e vi­nha ter com ele gen­te de to­das as ci­da­des, re­u­niu-se em tor­no de­le tão gran­de mul­ti­dão, que Je­sus, en­tran­do num bar­co que es­ta­va no mar, sen­tou-se ne­le, e, di­ri­gin­do-se ao po­vo que es­ta­va em ter­ra, de pé na praia, en­si­nou-lhes mui­tas coi­sas por meio de pa­rá­bo­las. E dis­se-lhes no seu en­si­na­men­to:

“Ou­vi: Eis que o se­me­a­dor saiu a se­me­ar a sua se­men­te. E ao se­me­ar, uma par­te das se­men­tes caiu à bei­ra do ca­mi­nho, e vi­e­ram as aves do céu e a co­me­ram, e ou­tras fo­ram pi­sa­das.

Ou­tra par­te caiu em lu­ga­res pe­dre­go­sos, on­de não ha­via mui­ta ter­ra nem umi­da­de, e lo­go nas­ceu por­que a ter­ra não era pro­fun­da. Mas, ao sur­gir o sol, quei­mou-se e, por­que não ti­nha ra­iz, se­cou.

Ou­tra par­te das se­men­tes caiu en­tre os es­pi­nhos; e os es­pi­nhos cres­ce­ram e a su­fo­ca­ram, e não deu fru­to al­gum.

Ou­tras, fi­nal­men­te, caí­ram em ter­ra boa, fér­til e, bro­tan­do, cres­ce­ram e pro­du­zi­ram fru­to que cres­ceu e se de­sen­vol­veu, e uma pro­du­ziu trin­ta, ou­tra ses­sen­ta e ou­tra cem”.

E, di­zen­do is­so, ex­cla­mou em voz mais al­ta, acres­cen­tan­do: “Quem tem ou­vi­dos pa­ra ou­vir, ou­ça!”  (Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 13, vv. 1 a 9 – Mar­cos, cap. 4, vv. 1 a 9 – Lu­cas, cap. 8, vv. 4 a 8).

EX­PLI­CA­ÇÕES DE JE­SUS

Je­sus dis­se-lhes: “Ou­vi, por­tan­to, a pa­rá­bo­la do se­me­a­dor. Não com­pre­en­de­is es­sa pa­rá­bo­la? E co­mo po­de­reis en­ten­der to­das as pa­rá­bo­las? Eis, pois, o que sig­ni­fi­ca es­sa pa­rá­bo­la:

A se­men­te é a Pa­la­vra de Deus. O se­me­a­dor se­meia a Pa­la­vra.

 

Os que es­tão à bei­ra do ca­mi­nho on­de a Pa­la­vra do Rei­no foi se­me­a­da são aque­les que ou­vem e não a en­ten­dem, e lo­go vem o Ma­lig­no e ar­re­ba­ta a Pa­la­vra que ne­les foi se­me­a­da no co­ra­ção, pa­ra que não crei­am e se sal­vem. Es­se é o que foi se­me­a­do à bei­ra do ca­mi­nho.

Os que es­tão em so­lo pe­dre­go­so são os que ou­vem a Pa­la­vra de Deus e ime­di­a­ta­men­te a re­ce­bem com ale­gria. Mas, co­mo não têm em si mes­mos raí­zes e crê­em ape­nas por al­gum mo­men­to, não sub­sis­tem se­não por al­gum tem­po; por­que na ho­ra da ten­ta­ção de­sis­tem, so­bre­vin­do a tri­bu­la­ção e a per­se­gui­ção por cau­sa da Pa­la­vra, lo­go se es­can­da­li­zam e su­cum­bem.

Os que es­tão en­tre es­pi­nhos são os que ou­vem a Pa­la­vra, mas, ca­mi­nhan­do sob o pe­so dos cui­da­dos do mun­do, da se­du­ção da ri­que­za, das am­bi­ções de ou­tras coi­sas e dos pra­ze­res da vi­da, su­fo­cam a Pa­la­vra e a tor­nam in­fru­tí­fe­ra.

 

Os que es­tão em ter­ra boa são os que, ten­do ou­vi­do a Pa­la­vra e a com­pre­en­den­do com co­ra­ção bom e pu­ro aco­lhem-na,  con­ser­vam-na e pro­du­zem fru­to pe­la per­se­ve­ran­ça. Es­tes dão fru­to, um trin­ta, ou­tro ses­sen­ta e ou­tro cem”.  (Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 13, vv. 18 a 23 – Mar­cos, cap. 4, vv. 13 a 20 – Lu­cas, cap. 8, vv. 11 a 15).

A pa­rá­bo­la do se­me­a­dor é tão fun­da­men­tal pa­ra a com­pre­en­são do pro­ces­so evo­lu­ti­vo do es­pí­ri­to que o Mes­tre a in­ter­pre­tou pa­ra que não exis­tis­se qual­quer dú­vi­da. Is­so, de­pois que es­te­ve às sós com os seus após­to­los, co­mo fa­zia com fre­quên­cia. Nes­sa pa­rá­bo­la, Je­sus clas­si­fi­ca os ní­veis de evo­lu­ção es­pi­ri­tual da­que­les que ou­vem as ori­en­ta­ções con­sci­en­cia­is quan­to aos di­rei­tos e de­ve­res na­tu­ra­is de ca­da ser na Ter­ra se­gun­do as leis mo­ra­is da Vi­da. Afi­nal, é na con­sci­ên­cia on­de es­tá es­cri­ta a lei Deus, con­for­me a per­gun­ta seis­cen­tos e vin­te e um de O Li­vro dos Es­pí­ri­tos, de Al­lan Kar­dec.

A pa­rá­bo­la do se­me­a­dor e ou­tras pa­rá­bo­las fo­ram re­la­ta­das em Ca­far­naum, à bei­ra-mar, di­an­te de gran­de mul­ti­dão com­pos­ta de “gen­te de to­das as ci­da­des”. Co­mo de cos­tu­me, Je­sus en­si­na­va num bar­co, re­cor­ren­do à re­a­li­da­de do po­vo pa­ra en­si­nar li­ções pro­fun­das, de na­tu­re­za es­pi­ri­tual.

Ao nar­rar a pa­rá­bo­la do se­me­a­dor, Je­sus con­si­de­ra o Ho­mem co­mo a pró­pria se­men­te e não co­mo os di­ver­sos ti­pos de so­lo que re­ce­bem a se­men­te da Pa­la­vra. Tais ex­pres­sões nas­cem de uma con­fu­são na in­ter­pre­ta­ção da pa­rá­bo­la, iden­ti­fi­can­do os ho­mens ora com os di­ver­sos ti­pos de so­lo, ora com a se­men­te que pro­duz trin­ta, ses­sen­ta ou cem fru­tos. Ao ex­pli­car a pa­rá­bo­la, aten­den­do ao pe­di­do dos após­to­los, o di­vi­no Mes­si­as des­ta­ca qua­tro ní­veis de es­tá­gios evo­lu­ti­vos: a) os que per­ma­ne­cem  à “bei­ra do ca­mi­nho”; b) os que ca­mi­nham em “so­lo pe­dre­go­so”; c) os que es­tão “en­tre es­pi­nhos”; d) os que vi­vem em “ter­ra boa”.

Je­sus ex­pli­ca que num ní­vel pri­má­rio de evo­lu­ção in­te­lec­to-mo­ral, en­con­tram-se aque­les que es­tão “a bei­ra do ca­mi­nho”, ou se­ja, não es­tão evo­lu­in­do. São es­pí­ri­tos es­ta­cio­ná­rios, ou se­ja, tem­po­ra­ria­men­te dis­tan­tes da evo­lu­ção es­pi­ri­tual. Além dis­so, es­ses es­pí­ri­tos não dis­põ­em de in­te­li­gên­cia lú­ci­da nem de sen­so mo­ral adi­an­ta­do ou de­sen­vol­vi­do pa­ra uma efi­caz com­pre­en­são e pa­ra a vi­vên­cia dos as­pec­tos mais pro­fun­dos do amor ao pró­xi­mo e da vi­da es­pi­ri­tual. Per­ten­cem a es­sa clas­se, os es­pí­ri­tos que não têm, se­gun­do Al­lan Kar­dec, a ma­tu­ri­da­de do sen­so mo­ral.

A se­gun­da clas­se de es­pí­ri­tos, se­gun­do a pa­rá­bo­la e as ex­pli­ca­ções de Je­sus, é ca­rac­te­ri­za­da por aque­les que es­tão em “so­lo pe­dre­go­so”, is­to é, es­tão no pro­ces­so evo­lu­ti­vo, mas ain­da não con­se­guem man­ter a dis­ci­pli­na da per­sis­tên­cia nos tra­ba­lhos que re­a­li­zam. São es­pí­ri­tos sem a de­vi­da es­tru­tu­ra pa­ra su­por­tar e su­pe­rar os ob­stá­cu­los ine­ren­tes à evo­lu­ção es­pi­ri­tual; em seus pon­tos vul­ne­rá­veis, su­cum­bem aos tes­tes pro­va­cio­nais e às ten­ta­ções; di­an­te das de­cep­ções, en­con­tram jus­ti­fi­ca­ti­vas pa­ra não mais per­se­ve­ra­rem no tra­ba­lho ini­ci­a­do. São in­di­ví­duos que ini­ciam pro­je­tos e não os con­clu­em; apre­sen­tam-se en­tu­si­as­ma­dos pa­ra co­me­çar e de­sa­ni­ma­dos pa­ra con­clu­ir. Es­ses in­di­ví­duos não man­têm uma cons­tân­cia a res­pei­to do que al­me­jam; agem as­sim em to­das as ati­vi­da­des, prin­ci­pal­men­te no to­can­te à vi­vên­cia da vi­da in­te­lec­to-mo­ral. Tam­bém são pre­ci­pi­ta­dos, im­pa­ci­en­tes, que­rem re­sul­ta­dos ime­di­a­tos, sem as pro­mo­ções do es­for­ço di­á­rio, per­se­ve­ran­te, dis­ci­pli­na­do pa­ra uma edi­fi­ca­ção só­li­da no cam­po da es­pi­ri­tua­li­da­de.

 

Os es­pí­ri­tos ou in­di­ví­duos que es­tão “en­tre es­pi­nhos”, sem­pre cul­ti­va­dos por eles mes­mos, são aque­les que ten­tam con­ci­li­ar “ser­vir a Deus e a Ma­mom” ou “ser­vir a dois se­nho­res” ou ain­da, “dar a Cé­sar o que é de Deus”, con­for­me aler­tou Je­sus. Tam­bém acre­di­tam que é pos­sí­vel con­ci­li­ar os in­te­res­ses es­pi­ri­tua­is com as am­bi­ções ter­re­nas. En­ga­nam-se ao pen­sar que po­dem con­tra­ri­ar as leis di­vi­nas “pon­do re­men­do no­vo em pa­no ve­lho” sem con­se­quên­cias do­lo­ro­sas. “Su­fo­cam” os di­ta­mes da con­sci­ên­cia por­que vi­vem uma vi­da de con­tra­di­ção. Tam­bém quan­do se de­pa­ram com a co­lhei­ta do­lo­ro­sa, in­ter­rom­pem tem­po­ra­ria­men­te o pro­ce­der ma­te­ri­a­lis­ta, mas de­pois que a dor pas­sa, re­tor­nam à ido­la­tria ma­te­ri­al, não ra­ras ve­zes, cul­ti­van­do o há­bi­to de usar a es­pi­ri­tua­li­da­de em prol de in­te­res­ses me­ra­men­te ma­te­ri­ais. Es­ses in­di­ví­duos po­dem co­nhe­cer com pro­fun­di­da­de os me­an­dros das leis mo­ra­is, sen­tem a res­pon­sa­bi­li­da­de, mas ain­da não ex­pe­ri­men­tam as ale­gri­as de uma vi­da re­ta, li­vre do mau uso das pai­xões. Se­rão co­bra­dos mui­to mais do que os ou­tros das clas­ses an­te­rio­res por­quan­to com­pre­en­dem bem os avi­sos da Lei, mas tei­mam em des­res­pei­tá-la.

 

A quar­ta clas­se men­ci­o­na­da por Je­sus é com­pos­ta por aque­les que vi­vem em “ter­ra boa”. Es­ses in­di­ví­duos já su­pe­ra­ram as fa­ses tran­si­tó­rias e do­lo­ro­sas do ma­te­ri­a­lis­mo, têm in­te­li­gên­cia lú­ci­da e sen­so mo­ral adi­an­ta­do ou de­sen­vol­vi­do; ou­vem e pra­ti­cam os di­ta­mes da con­sci­ên­cia; com­pre­en­dem, acei­tam e vi­ven­ciam o va­lor da per­se­ve­ran­ça e os me­ca­nis­mos da Jus­ti­ça da Lei Na­tu­ral. Eles tam­bém re­co­nhe­cem que sem es­for­ço, sem dis­ci­pli­na, sem per­sis­tên­cia e sem amor não é pos­sí­vel pro­du­zir e co­lher os fru­tos da fe­li­ci­da­de su­pre­ma. Pa­ra com­ple­tar a sá­bia ex­pli­ca­ção, o su­bli­me Mes­tre afir­ma que al­guns pro­du­zem trin­ta, ou­tros ses­sen­ta e ou­tros cem fru­tos, de­mons­tran­do que o tra­ba­lha­dor da Se­a­ra do Bem ex­pe­ri­men­ta­rá es­se pro­ces­so evo­lu­ti­vo con­for­me os seus ta­len­tos e ní­veis evo­lu­ti­vos.

To­dos os di­as as bo­as se­men­tes do Cris­to são se­me­a­das em nos­sas vi­das. Não fal­tam es­tí­mu­los e ori­en­ta­ções da con­sci­ên­cia. No en­tan­to, nem sem­pre nos en­con­tra­mos na con­di­ção evo­lu­ti­va dos que vi­ven­ciam a “ter­ra boa”. As se­men­tes das ver­da­des eter­nas ca­em em to­dos os co­ra­ções ain­da que to­mem di­ver­sas ca­rac­te­rís­ti­cas por meio de inú­me­ros pen­sa­men­tos e dou­tri­nas que bus­cam nos apro­xi­mar de Deus, o gran­de se­me­a­dor de vi­das. Ain­da que tem­po­ra­ria­men­te ca­mi­nhe­mos en­tre pe­dras e es­pi­nhos ou que es­te­ja­mos à mar­gem do ca­mi­nho da evo­lu­ção, o des­ti­no de to­dos nós é a per­fei­ção es­pi­ri­tual. Por­que es­sa é a de­ter­mi­na­ção da Lei de Deus. So­mos as se­men­tes es­pe­ci­ais do Pai mi­se­ri­cor­di­o­so, se­men­tes que nun­ca se per­dem, não im­por­tan­do as nos­sas po­si­ções con­trá­ri­as, mas tran­si­tó­rias, pe­los ca­mi­nhos evo­lu­ti­vos da Vi­da. Por is­so, aque­les que não têm “ou­vi­dos pa­ra ou­vir” ho­je, um dia com­pre­en­de­rão.