É domingo!

É domingo! Sei disso porque já vivi muitos domingos. É dia de acordar tarde, espreguiçar a manhã, ler e reler o jornal do dia, antes ou depois da missa, ritual sagrado para os católicos.

Tem o almoço de família, enquanto os pais, mantém a tradição, e enquanto os filhos não crescem, e saem de casa, em busca de tudo que o ser humano necessita, um trabalho, que se não é o dos sonhos, pelo menos garanta um sustento digno, para dois no início, e depois para os filhos também, e o círculo se fecha, e o almoço de domingo, ganha nova configuração. Avós, enquanto vivos, pais, filhos e netos em volta da mesa.

Os saudosistas vão dizer,  que os domingos não são mais o mesmo, embora estejam errados, o domingo, o dia,  é o mesmo. E argumentam: No nosso tempo e aqui mais uma vez esquecem de dizer que o tempo abraça a todos, e as mudanças são percebidas no comportamento social e cultural.

Se antes, o programa da tarde era ir ao estádio, assistir o campeonato regional ou mesmo um jogo de várzea, privilégio dos homens, até então, a televisão estendeu o alcance para os campeonatos internacionais.
A mesma coisa pode se dizer, da sessão da tarde dominical nos cinemas do bairro e do centro.
Com o advento dos vídeos em fita e depois dos serviços de assinatura, os cinemas começaram a fechar e o que era um hábito saudável, sair para ir ao cinema, ao jogo, tornou-se um hábito sedentário, sentar no sofá da sala e assistir à TV.

Com a revolução da internet, a vaquinha deitou de vez, expressão muito usada por comentaristas de Basquete. Que significa, a vaquinha cansou, adeus as visitas de domingo na casa dos amigos, o chá da tarde das amigas.

E o refrão dos Mosqueteiros (Um por todos, todos por um), virou (Cada um por si e Deus por todos)
Mas é domingo, cada um vai curtir o seu, e todas as opções estão abertas.

Por: adolfo.wyse@gmail.com

2 thoughts on “É domingo!

  1. De fato, cada vez mais a distância fica mais longe, infelizmente não tenho mais isso na casa dos meus pais. Mas faço isso ainda na minha casa com meus esposo e filhos , tento manter o dia da família mas não precisa ser necessariamente no domingo, quero esse legado de manter esse vínculo com minha família, expressando o quanto é importante esses momentos juntos…. Daria um texto mas paro por aqui ,agradeço por ter a oportunidade de ter lindo mais um obrigada Adolfo.

  2. Bom dia Clara!
    Obrigado!
    A Geração da Internet, nem senta mais para compartilhar o café da manhã, almoço ou Jantar.
    Com a minha filha foi assim! Az vezes no Domingo, acontecia o milagre.
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *